Cursos Profissionalizantes Gratuitos – Polo 03 – AACN (MT) no bairro Bela Vista
As inscrições para novas turmas estão abertas no polo do Bela Vista. Para se inscrever bastar acessar
https://forms.gle/YCK3YN3BHot8hPvd8 – inscrições gratuitas
Continuando a narrativa dos polos de costura do PROJETO COSTURA E ARTESANATO NA PRÁTICA da AACN/MT – Associação Atlética e Cultural Nacional. Hoje falaremos do polo do bairro Bela Vista que fica localizado na região Leste de Cuiabá, um bairro antigo de muita luta e centenas de histórias de famílias cuiabanas. O curso está a todo vapor e as alunas com total ansiedade de receberem o certificado de conclusão de seus respectivos cursos.
O polo do Bela Vista faz parte do projeto que atende dezenas de alunas em período integral nos dois cursos e tem a coordenação de reeducandos. A coordenação fica por conta de Sandro Augusto Lohmann, com administração de Monica Silveira Chaves de Moraes e dos professores Márcio Rodrigues e Danielle Lobato, esta última era aluna da Associação e com menos de 20 dias dominou a arte de Costura de Artesanato e se transformou em professor. “Encontrei minha razão de ser e estou super feliz com minha nova profissão”, diz feliz a reeducanda Danielle, que ficou detida por oito meses acusada de tráfico de drogas na cidade de Juína.
“Eu errei sim. Nunca fui usuária de drogas e sim eu vendia, comercializava e achava que não estava cometendo crime nenhum. Fui pega pela polícia e transferida para Cuiabá. Na prisão conheci o Sandro Augusto e lá conheci o projeto dele. Ele ganhou a liberdade primeiro que eu e sempre nos visitava. Quando saí o procurei e entrei no curso da costura artesanal e amei. Em duas semanas aprendi e fui convidada a ensinar o que aprendi e estou super feliz pela oportunidade que o presidente da AACN, o Alessandro (do Nascimento) me deu e sou completamente grata” conta. Entre as dezenas de alunos da Danielle tem dois menores, o Júnior 12 anos e Lorenzo, de sete respectivamente.
Já o professor de Costura na Prática, Márcio Rodrigues Reis, de 33 anos, se diz realizado com essa nova oportunidade de desempenhar sua profissão que desde os 13 anos já costurava na casa de seus tios, com quem morava. Antes de cometer seu erro que o levou para a prisão trabalhou em três empresas, Mil Coisas, Case do Militar e Center Uniformes, nos quais duas era o gerente de produção, todos na arte de costura na prática. Até na prisão, onde conheceu o coordenador Sandro Augusto, trabalhava na costura dos uniformes dos detentos. “Foi lá na prisão que o Sandro me contou de seu projeto. Achei super interessante e quando ele ganhou a liberdade disse a ele que não se esquecesse de mim. Hoje estou aqui na Associação, conheci o presidente Alessandro (do Nascimento), que pessoa maravilhosa e com uma visão exemplar para os menos favorecidos e me sinto rejuvenescido e daqui, se Deus me permitir e com a benção do Alessandro, saio com a morte ou com a aposentadoria”, diz demonstrando segurança em suas palavras.
E ele está coberto de razão. As alunas são unanimes em afirmar que o Márcio é um professor de muita paciência, humilde, atencioso e de grande conhecimento na arte da costura. A aluna Meire Rodrigues dos Santos, bastante sorridente e feliz, fica impressionada com o carisma e da atenção do professor com elas. “As vezes eu penso que ele não existe em virtude da paciência e do jeito que ele nos trata. Isso bastante criterioso no que diz e com certa facilidade que nos deixa vontade de perguntar inúmeras vezes como é que corta isso, costura assim? Ou assim? Só acompanhando uma aula dele em nossa sala para conhecer sua metodologia de ensino”, argumenta. Eduarda que já costura em casa já começa a imaginar como vai ser ela sem a presença do professor em seus trabalhos em casa, por no fim deste mês elas concluem o curso e nova turma será formada.
O curso de COSTURA E ARTESANATO NA PRÁTICA da Associação Atlética Cultural Nacional (MT) está sendo realizado na Associação Mais Liberdade, na Rua Gonçalo Antunes de Barros, 1556, bairro Bela Vista, em Cuiabá. As inscrições para novas turmas já estão abertas no site da Ass
ociação – https://forms.gle/YCK3YN3BHot8hPvd8 – e as aulas terão início no mês de maio. Os cursos profissionalizantes são totalmente gratuitos e podem participar homens e mulheres, jovens e adolescentes.
A Associação Atlética Cultural e Nacional mantém sede própria no Jardim Santa Izabel, na Avenida Wilson Alves Diniz, 112 – Santa Isabel em Cuiabá (MT). É presidida pelo Sr. Alessandro do Nascimento em parceria com a empresa Tubarão Sports e outras do setor de confecção e vestuário que oferece resíduos têxteis a entidade, dando assim um destino sustentável a toda sobra e perda da matéria prima utilizada na confecção de roupas em geral, colaborando com o meio ambiente e um mundo melhor de se viver. Com isso todo os materiais descartáveis da fábrica de uniformes com LD (Leves Defeitos), sobras de tintas, retalhos e sobra de tecidos são totalmente reaproveitados pela AACN.
A Associação possui também parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e também da Assembleia Legislativa de Mato Grosso através de emendas parlamentar da deputada Janaína Riva, do Secretário de Ciência , Tecnologia e Inovação – Allan Kardec e do Presidente da ALMT, deputado Estadual Jose Eduardo Botelho que acreditam no potencial da Associação, promovendo assim de forma conjunta a TRANSFORMAÇÃO NA VIDA DAS PESSOAS do nosso estado.
Ouça os depoimentos de algumas alunas do polo do Bela Vista:
https://www.youtube.com/watch?v=GJZ6e7cfUFI&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=wqmHK2bEBFs&feature=youtu.be