CURSOS PROFISSIONALIZANTES GRATUITOS Polo 04 – AACN (MT) no bairro Parque Geórgia

As inscrições para novas turmas estão abertas no polo do Parque Geórgia, em Cuiabá. Para se inscrever basta acessar: https://forms.gle/YCK3YN3BHot8hPvd8 – inscrições gratuitas

A narrativa dos polos de costura do PROJETO COSTURA E ARTESANATO NA PRÁTICA da Associação Atlética Cultural e Nacional (AACN/MT) continua. Desta vez abordamos do polo existente no bairro Parque Geórgia que fica localizado na região Sul de Cuiabá, um bairro de muita luta e com muitas histórias dos moradores cuiabanos. O curso está absorvendo os alunos que comparecem todos os dias de segunda a sexta-feira com muita vontade de aprender a costura na prática ou a costura de artesanato oferecido pela associação e que encerra neste mês de abril em que as alunas estão com ansiedade de receberem o certificado de conclusão de seus respectivos cursos. A primeira turma do Parque Geórgia forma nesse mês e as inscrições para novos alunos estão abertas gratuitamente através de inscrições online.

O único aluno masculino do polo do Parque Geórgia, José Nonato Ribeiro, 44 anos, ex-alcoólatra, ex-peão de rodeio e ex-humorista se diz com uma nova opção de vida graças ao curso de costura de artesanato na confecção de tapetes frufru. “Graças a minha irmã que me indicou essa Associação e as colegas de curso e principalmente a professora fez com que eu voltasse a gostar da vida. Eu fui um apaixonado por uma segunda mulher (não quis revelar o nome dela) que o deixou sem um tostão, investi toda economia que tinha para agradar a companheira e não tive a consideração que esperava. Mas graças a Deus aqui na Associação encontrei uma nova razão para lutar pela vida e já aprendi muito e sou uma nova pessoa”, garante José Ribeiro.
Ele conta que ganhou dinheiro na época de peão de rodeio e viajou pelo Brasil inteiro e por três países vizinhos do País. Trabalhou como humorista e também como garoto propaganda. “Tinha uma vida movimentada e muito prazerosa até conhecer a mulher por quem apaixonei perdidamente”, lembra. Com a sua segunda paixão José não teve filhos e possui duas filhas da primeira união, que também prefere não citar os nomes. “Lembrar delas é sofrer duas vezes, então prefiro não comentar”, argumenta. José se diz de bem com a vida e faz questão de falar sobre a Associação, onde faz propaganda dela aos vizinhos e conhecidas de sua irmã. “Foi a melhor decisão que tomei ao me inscrever no curso oferecido pela Associação. Aqui tudo é prazeroso e gostoso de vir”, finaliza.

A professora de Costura na Prática, Maria José ao ensinar ela destaca que aprende também com as ‘meninas’ de 45 a 72 anos e é um prazer gostoso estar ao lado delas. “As alunas são interessadas, dedicadas e atenciosas nos exercícios que fazem e estão indo muito bem. Entraram no curso de corpo e alma. É um prazer imenso trabalhar aqui na Associação. Somos tratadas com carinho e respeito, principalmente pelos coordenadores que sempre aparecem por aqui. A Ani é uma pessoa maravilhosa, o presidente da Associação Alessandro (do Nascimento) também é uma pessoa educada e sempre está atento a tudo que acontece nos polos da entidade espalhados pela Baixada Cuiabana” endossa a professora Maria José.
A aluna Waldelita Rodrigues de Oliveira, mãe de dois filhos, ex-manicure e ex-vendedora diz que encontrou a profissão que faltava em sua vida. Ela diz que o curso é gostoso de aprender. Waldelita conta que nunca havia sentado diante de uma máquina de costura. “Eu nunca costurei nem a mão e aqui na Associação estou adorando e quero aprender e muito para poder trabalhar na Tubarão. Ouço falar muito bem de lá e já faço planos para quando terminar meu curso fazer parte dessa família que vejo falar muito bem. Aqui o curso é frequentado por pessoas maravilhosas, todas as colegas são amigas, pacientes e educadas umas com as outras. São novas amizades que conquistei e vou fazer questão de mantê-las”, comenta.

A professora de Costura na Prática, Fátima Pedroso, do polo do Santa Izabel, estava no polo do bairro Parque Geórgia prestando assistência técnica em uma das máquinas de costura, se diz feliz com a nova profissão que exerce. Além de costurar, ela aprendeu também a consertar algum defeito nas máquinas de costura e diz com convicção que é um prazer visitar outros polos onde acaba conquistando novas amizades. “É sempre um prazer para eu atender outros polos. As colegas/amigas são formidáveis e com um atendimento exemplar e prazeroso com a gente. Só tenho a ganhar prestando esses serviços extras e me sinto super recompensada pelo trabalho”, diz dona Fátima.
De acordo com o presidente da Associação Atlética e Cultural Nacional (AACNMT) Alessandro do Nascimento, o principal objetivo da entidade é contribuir para a qualificação e capacitação profissional para o protagonismo social. “Criamos a Associação justamente para fomentar o aprendizado às mulheres que visa além de capacitar a mão-de-obra especializada para tirá-las da situação de risco, combatendo a violência contra a mulher e melhorando a autoestima e oportunizando a independência financeira para que tenham uma nova profissão em seu currículo para conquistar mais autonomia dentro de suas respectivas residências e independência para uma vida mais saudável com seus familiares”, argumenta o presidente.
O curso de COSTURA E ARTESANATO NA PRÁTICA da Associação Atlética Cultural Nacional (MT) está sendo realizado no polo do bairro Parque Geórgia na região Sul de Cuiabá, localizado na Rua Cariri, n 6, faz parte do projeto que atende dezenas de pessoas em período integral nos cursos de Costura na Prática e no de Artesanato, na confecção de tapetes frufru. As inscrições para novas turmas já estão abertas no site da Associação, abre o link e inscreva-se: https://forms.gle/YCK3YN3BHot8hPvd8 – as aulas terão início no mês de maio. Os cursos profissionalizantes são totalmente gratuitos e podem participar homens e mulheres, jovens e adolescentes.
A Associação Atlética Cultural e Nacional mantém sede própria no Jardim Santa Izabel, na Avenida Wilson Alves Diniz, 112 – bairro Santa Isabel em Cuiabá (MT). É presidida pelo Sr. Alessandro do Nascimento em parceria com a empresa Tubarão Sports e outras do setor de confecção e vestuário que oferece resíduos têxteis a entidade, dando assim um destino sustentável a toda sobra e perda da matéria prima utilizada na confecção de roupas em geral, colaborando com o meio ambiente e um mundo melhor de se viver. Com isso todo os materiais descartáveis da fábrica de uniformes com LD (Leves Defeitos), sobras de tintas, retalhos e sobra de tecidos são totalmente reaproveitados pela AACN.
A Associação possui também parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e também da Assembleia Legislativa de Mato Grosso através de emendas parlamentar da deputada Janaína Riva, do Secretário de Ciência , Tecnologia e Inovação – Allan Kardec e do Presidente da ALMT, deputado Estadual Jose Eduardo Botelho que acreditam no desenvolvimento de uma melhor cidadania através do potencial da Associação, promovendo assim de forma conjunta a TRANSFORMAÇÃO NA VIDA DAS PESSOAS do nosso estado.

Acompanhe alguns depoimentos de alunas do polo do bairro Parque Geórgia:

 

Write a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *