CURSOS PROFISSIONALIZANTES – Polo da Cohab Nova entrega Certificados as 21 alunas que concluíram o projeto Costura e Artesanato na Prática

Dezenas de alunas do projeto Costura e Artesanato na Prática do Polo da AACN da Cohab Nova receberam seus diplomas de qualificação ´profissional

Na última semana do mês de abril mais uma turma dos cursos profissionalizantes na arte da Costura na Prática e Artesanato na confecção de Tapetes Frufru receberam seus certificados de conclusão de curso no Polo da Associação Atlética Cultural e Nacional de Mato Grosso (AACN) localizada no anexo do Ponto da Cultura em Cena da Escola Livre de Palhaços anexo na antiga Escola Estadual Machado, no bairro Cohab Nova, em Cuiabá. Sob a orientação das professoras Danielle de Matos de Costura na Prática e Ginsea Pereira de Artesanato na confecção de Tapetes Frufru, pelo menos 21 formandas concluíram o curso e receberam seus respectivos certificados e estão aptas a entrar no mercado de trabalho como profissionais qualificadas.

A professora Danielle de Matos diz orgulhosamente que é uma eterna aprendiz na arte da costura na prática. Ela lembra desde quando começou a trabalhar na Tubarão Sports, no bairro Santa Izabel, onde reside até hoje. Danielle começou como ajudante geral e foi se apaixonando pelos trabalhos das costureiras da empresa. Curiosa e muito interessada em aprender começou a se aproximar cada vez mais das profissionais de costura e elas entenderam qual era a razão de eu estar sempre próxima das trabalhadoras. “Perguntaram para mim se eu gostaria de aprender a costurar, a resposta foi na hora: quero! Elas me ensinaram com autorização do patrão Alessandro do Nascimento (hoje presidente da AACN), que é uma excelente pessoa. Aprendi e trabalhei por muitos anos até ser convidada pelo presidente para ser professora, aceitei e estou adorando”, conta com orgulho.

E ela acrescenta ainda que trabalha para a Tubarão Sports de sua casa quando não está lecionando. Mãe de quatro Filhos (dois casais) ela se diz realizada com a vida. “Sou muito grata ao Alessandro por me conceder todas essas oportunidades na minha vida. Amo o que faço e digo as minhas alunas que agora elas podem levantar a cabeça e dizer com todas as letras que é uma profissional da costura e elevar seus pensamentos a Deus e agradecer a AACN pela oportunidade que cederam a elas sem nenhum custo, totalmente gratuito. É só agradecer e colocar em prática o que aprenderam”, diz com muita convicção a professora. Ela elegeu a formanda Aluna Nota 10 Nádia Alves Vargas. Ela recebeu certificado em dobro, pois concluiu os dois cursos.

Quem também se sente orgulhosa de estar ensinando as ‘meninas’ em sua maioria acima dos 40 anos, é a professora de artesanato Ginsea Pereira, que não escondeu seu orgulho ao conferir os trabalhos de suas alunas com diversos modelos de tapetes de encher os olhos. “Elas absolveram bem os aprendizados e me sinto recompensada pelo que ensinei. Isso prova que os meus ensinamentos transformaram o modo de pensar delas, pois algumas delas no começo pensaram em desistir argumentando que não dariam conta do serviço. Eu sempre dizia a elas que ninguém nasce sabendo e todas tem a chance de aprender um dia e o dia delas chegou e tinham que aproveitar. Hoje são formadas e aptas a trabalhar na confecção de tapetes frufru de qualquer tamanho e modelos diferentes com muita qualidade profissional”, destaca. A aluna Nota 10 eleita por Ginsea foi Graciele Santana Figueiredo, de 74 anos, também recebeu certificado em dobro pela conclusão dos dois cursos.

A formanda Marilza do Carmo Nunes não escondia de ninguém sua felicidade conquistada com a conclusão do curso de Costura na Prática. Ela disse reconhecer os trabalhos que deu a professora em virtude das dificuldades que encontrava no começo, quando pensava em desistir. “Isso acontecia de momento, quando eu olhava ao meu lado, ou mesmo para frente eu enxergava só gente com um sorriso no rosto e incentivo para continuar, pois fácil não é, mas também não é um bicho de sete cabeças. Continuei, não faltei um dia sequer e meus planos é continuar frequentando a Associação onde passei por vários momentos felizes da minha vida. É como se estivesse em uma sala de terapia, cheio de tranquilidade e paz. Adorei. Venci. Sou uma profissional de costura”, gaba-se. Ela distribuiu presentes as professoras, colegas e até a secretária da AACB, Any, foi presenteada pela felicidade da aluna formada.

Todas as alunas ao receberem seus respectivos certificados se mostravam felizes e agradecidas a AACN, na pessoa do presidente Alessandro do Nascimento, as professoras e as próprias colegas que estendiam as mãos para se ajudarem umas as outras. Elas foram unânimes em agradecer a Deus e endereçar gratidão a todos e que de agora em diante vão dar continuidade ao trabalho que pretendem executar. A secretária Any foi bem clara ao afirmar que todas elas agora são mulheres qualificadas profissionalmente e devem encarar com muita seriedade os desafios do amanhã, sempre se mantendo unidas e com foco em melhorar suas condições financeiras com um trabalho digno e reconhecidamente qualificado e com qualidade profissional. No final desejou boa sorte a todas.

O coordenador do Ponto da Cultura em Cena da Escola Livre de Palhaços Ilson Oliveira destacou que a melhor parceria que realizou nesses últimos 30 anos de professor de palhaço foi com o presidente da AACN Alessandro do Nascimento abrindo um polo da entidade aqui na escola. “O Alessandro é uma pessoa maravilhosa e através dele nossa entidade ganhou vida, ainda mais com a abertura dos cursos promovidos pela Associação. As professoras, as alunas e demais pessoas envolvidas são super dedicadas e só tenho a agradecer pela parceria. Nossa escola recebeu melhorias e está com um outro visual. Nota 10 a todos que fazem parte da AACN”, argumentou Ilson Oliveira, que faz questão de destacar que sua escola de palhaço é a única do Centro-Oeste do Brasil.

CONFIRA AS FORMANDAS DO POLO DA AACN/MT DA COHAB NOVA

Projeto “Costura na Prática” – Professora Danielle de Matos

Suzana Magda Pimenta

Viviane Pereira

Glaciele Santana de F. Almeida

Maria Jesus e Silva

Solange Cassia de Assumpção

Regina Aparecida Cruz e Silva

Lídia Neide Moraes

Almires dos Santos Oliveira

Telma Auxiliadora Gomes de Castro

Iracema Izabel do Vaz Rosa

Nádia Alves Vasques

Nerivan da Anunciação Silva

Luanda Catarina de Jesus

 

Artesanato “Tapete Frufru” – Professora Ginsea Pereira

Marilza do Carmo Nunes

Ezemar Fátima Lopes Siqueira

Maria Jesus e Silva

Vera Maria de Oliveira

Nádia Alves Vasques

Suzana Magda Pimenta

Roseli Campos Arruda Costa

Sirlene Panterline Pimenta

 

A Associação Atlética Cultural e Nacional possui sede própria na Avenida Wilson Alves Diniz, 112 – Jardim Santa Isabel em Cuiabá (MT). Possui também outros quatro polos, sendo quatro em Cuiabá e um na vizinha Várzea Grande. É presidida pelo Sr. Alessandro do Nascimento em parceria com a empresa Tubarão Sports e outras do setor de confecção e vestuário que oferece resíduos têxteis a entidade, dando assim um destino sustentável a toda sobra e perda da matéria prima utilizada na confecção de roupas em geral, colaborando com o meio ambiente e um mundo melhor de se viver. Com isso todo os materiais descartáveis da fábrica de uniformes com LD (Leves Defeitos), sobras de tintas, retalhos e sobra de tecidos são totalmente reaproveitados pela AACN.

A Associação possui também parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e também da Assembleia Legislativa de Mato Grosso através de emendas parlamentar da deputada Janaína Riva, do Secretário de Ciência , Tecnologia e Inovação – Allan Kardec e do Presidente da ALMT, deputado Estadual Jose Eduardo Botelho que acreditam no potencial da Associação, promovendo assim de forma conjunta a TRANSFORMAÇÃO NA VIDA DAS PESSOAS do nosso estado.

Write a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *