Projeto Viver Melhor, voltado para crianças e adolescentes em Várzea Grande, recebe nova pista de skate

Ela foi projetada pelos profissionais responsáveis pela maior pista de skate da América Latina

 

 

Por Ana Luiza Queiroz, da Redação

 

 

O esporte ganhou mais um espaço de destaque com a nova pista de skate do Projeto Viver Melhor. Muito mais do que um equipamento esportivo, a estrutura chega como instrumento de transformação social para dezenas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade que participam das oficinas do projeto, que é realizado pela Associação Atlética e Cultural Nacional em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande, colaboração do Mutirum Instituto da Cultura e recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, por meio de emenda parlamentar do ex-deputado Dr. Leonardo.

Projetada pelos mesmos profissionais responsáveis pela maior pista de skate da América Latina, que ficará no Parque Novo Mato Grosso, a nova instalação é considerada uma das melhores da região. A presidente da Associação Atlética, Vlasviane Araldi, afirma que a conquista vai muito além da prática do esporte.

Acesse o grupo do WhatsApp do Mutirum e fique por dentro das notícias culturais!

“Acreditamos que o esporte consegue transformar as sementinhas de esperança. Através dele, plantamos saúde física, saúde mental e oportunidades para crianças e adolescentes que vivem em situação de risco. Agora elas terão um espaço seguro, com equipamentos de qualidade e instrutores preparados para orientar e incentivar seu desenvolvimento”, diz ela.

O Projeto Viver Melhor atende crianças e adolescentes, procurando evitar a exposição dos mesmos a riscos da vulnerabilidade social. A proposta é oferecer não apenas uma atividade física, mas um espaço de acolhimento, disciplina e descoberta de novos interesses.

“Quando melhoramos a qualidade de vida dessas pessoas, tudo melhora junto: os relacionamentos familiares, o desempenho escolar e a autoestima. Nosso investimento no esporte e na cultura, com oficinas de skate e break, é para abrir portas, criar vários leques de interesse e tirar essas crianças do caminho da vulnerabilidade”, finaliza Vlasviane.

Igor Peron, atleta de 19 anos, campeão mato-grossense de skate, é um dos responsáveis pelas oficinas de skate do Viver Melhor, junto com Jonathan Allex (Xino). Igor cresceu no esporte e hoje ensina e incentiva novos praticantes. Para ele, a pista representa um marco para toda a comunidade.

“Quantos skatistas profissionais não tiveram a oportunidade de aprender em um espaço como este? Hoje, conseguimos proporcionar às nossas crianças algo que muitos atletas nunca tiveram. Isso motiva, inspira e fomenta o esporte, não só para quem já anda de skate, mas também para pais, tios e amigos, que acabam se interessando e até começando a praticar”, afirmou.

A execução da obra só foi possível graças a uma emenda parlamentar do deputado federal Dr. Leonardo, além da parceria com o grupo Mutirum. Segundo a presidência da Associação Atlética, o objetivo é que o nome do projeto Viver Melhor reflita no cotidiano de cada participante, levando esporte, cultura e esperança para dentro de suas casas.

Deixe um comentário

Write a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *